João da Silva
Quem foi Louise HayQuando tinha apenas cinco anos de idade, a escritora norte-americana Louise L. Hay foi abusada sexualmente por seu padrasto e, depois de alguns anos, por um velho vizinho bêbado. O seu padrasto seguiu com os abusos, enquanto o vizinho foi condenado a 15 anos de prisão. Louise conta que, ao invés de ser acolhida pelos adultos, ouvia muitas pessoas repetirem com freqüência que a culpa era dela. “Passei muitos anos temendo que quando o velho bêbado fosse libertado iria voltar e me pegar, por eu ter sido tão má a ponto de colocá-lo na cadeia”.


Em seu livro “Você pode curar sua vida ”, a escritora conta sua própria história de extrema superação. “A maior parte de minha infância foi passada suportando tanto abusos físicos como sexuais e de muito trabalho pesado. Minha autoimagem foi ficando cada vez pior e quase nada parecia dar certo para mim”.

Quando completou 15 anos, ela compreendeu que não podia mais aguentar os abusos sexuais e fugiu de casa e da escola. A falta de segurança e valorização própria, noentanto, a fez expressar esse padrão ao mundo exterior. Louise lembra que costumava se desrespeitar muito e portanto só atraía experiências ruins. “Estando faminta de amor e afeto, e tendo a menor possível das autoestimas, de bom grado eu dava meu corpo a qualquer homem que fosse gentil comigo”.

Aos 16 anos ela engravidou e precisou entregar a criança a uma família que procurava por adoção porque não tinha a menor condição de criá-la. “Na época, tudo aquilo era só um período vergonhoso que deveria ser esquecido o mais rápido possível”. Alguns anos depois, Louise se tornou modelo de alta-costura em Nova York como única forma de sobreviver, já que ela não havia sequer completado o ensino médio. Se casou com um homem aparentemente ideal e quando ela começava a acreditar que as coisas boas podiam durar, seu marido passou a morar com outra mulher.

Depois de algum tempo, Louise foi convidada por uma amiga para atender a uma reunião na Igreja da Ciência Religiosa onde ela ouviu pela primeira vez que “os nossos pensamentos criam a nossa realidade”, o que fez muito sentido a ela. Ela então passou anos estudando como os padrões mentais criam doenças físicas e, em pouco tempo tornou-se ministra na igreja, dando palestras e atendendo pessoas individualmente.



Por causa deste trabalho, teve a inspiração de escrever seu primeiro livro Cure o seu corpo e então passou a viajar muito dando palestras e cursos a respeito. Até que um dia, ela recebeu o diagnóstico de que estava com câncer vaginal. “Sabendo que o câncer representa um profundo ressentimento que é estocado no corpo por muito tempo, não foi de admirar uma manifestação de câncer na área vaginal”. Ela conta que por mais que soubesse racionalmente de tudo isso, uma parte dela ainda se recusava a estar disposta a dissolver toda a raiva e ressentimento.

Louise entendeu que se fizesse uma operação sem libertar os padrões mentais que haviam dado origem à doença, de nada adiantaria. Foi então que ela decidiu passar seis meses afastada da cidade para aplicar o seu próprio método nela mesma. Ela conta que foi como um grande detox metal, emocional e também físico, já que foi quando ela realmente decidiu mudar os hábitos alimentares. “Até que chegou um momento em que verdadeiramente comecei a sentir compaixão pelo sofrimento dos meus pais e a culpa que eu atirava neles foi se dissolvendo vagarosamente”.

Ela nunca precisou ser operada e comprovou que libertar a mágoa e o ressentimento é tão poderoso que literalmente pode curar um câncer. “Às vezes, o que parece ser uma grande tragédia se transforma no melhor de nossas vidas. Aprendi isso por experiência própria e passei a valorizar a vida de uma nova maneira e procurar o que era realmente importante para mim”.

Louise então escreveu o livro “Você pode curar sua vida”, o que viria a se tornar um dos maiores best-sellers mundiais na categoria de autodesenvolvimento. Nesse livro, considerado como seu “principal”, ela vai além da relação mente-corpo e aborda como criamos (e como podemos transformar) cada uma das várias áreas da nossa vida. O livro vendeu mais de 65 milhões de cópias em 35 países. Louise fundou a sua própria editora, a Hay House, que hoje é considerada a maior do mundo em livros de auto-desenvolvimento.

Aos 90 anos de idade, em 30 de agosto de 2017, fez a sua passagem naturalmente enquanto dormia.

Linha do tempo

1929
Louise Hay nasceu em 8 de outubro em Los Angeles, Califórnia
1
1946
Louise se torna modelo de costura de grandes marcas.
2
1972
Louise inicia seus estudos na Ingreja da Ciência da Mente em Nova York
3
1972
Louise escreve seu primeiro livro “Cure seu corpo”
4
1980
Louise se cura de um câncer vaginal vivenciando seu próprio método
5
1985
Louise inicia seu famoso grupo de apoio a portadores de AIDS “Hayride”
6
1987
Louise lança a “Hay House”, sua própria editora de livros de auto-desenvolvimento
7
1988
Louise é convidada especial no programa da Oprah Winfrey e seu livro “Você pode curar sua vida” entra para a lista dos mais vendidos do jornal “The New York Times”
8
2005
Louise lança a rádio da Hay House
9
2008
Louise completa 80 anos e declara que aquela seria a melhor década de sua vida.
10
2009
Louise lança seu filme “Você pode curar sua vida
11
2017
Louise Hay fez sua passagem no dia 30 de agosto enquanto dormia
12